Em aula vimos que o artigo sobre triagem de problemas estava relacionado a evolução porque mostra uma visão operacional da tarefa de modificação de programas. No entanto, para termos essa visão foi necessário entendermos como deve funcionar o processo de registro de problemas e sua relação com o processo de modificação. O aspecto de quem indicar para o tratamento de um dado problema, o tema principal do artigo, serviu para termos uma visão do aspecto operacional do processo de mudança. Apesar de não ser o tema principal do artigo, fica evidente o papel de gerência de mudança, principalmente quanto vimos as conclusões do artigo.
O processo de triagem é parte de um processo mais complexo, o processo de gerência de mudança. Vale salientar que essa mudança ocorre em função da retro-alimentação proveniente do contexto onde atua o software. Vimos também que o processo de gerência de mudança está intimamente ligado ao processo de controle das versões do software.
Portanto vimos uma visão abstrata da evolução através da teoria de Lehman e o debate sobre sua abrangência e vimos, através de um relato ortogonal, uma visão do nível operacional da evolução.
O aspecto importante sobre essas duas visões é que elas levam ao conceito de gerência de mudança. Em software o processo de gerência de mudança é fundamentado no conceito
de gerência de configuração.
Portanto para a Aula 6 leremos o clássico: "Version Models For Software Configuration Management"
quinta-feira, março 29, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário